quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo: assim na tela como no papel


















Por Eduardo Lopes

Olhava aqueles calhamaços do George R.R.Martin espalhados há tempos em todas as livrarias, mas fingia que não era comigo. Olhava a lista dos mais vendidos e aquele nome mágico também não saía de lá. Os amigos vinham sempre com o mesmo papo:

- E aí, já começou a ler?
- Não, ainda estou ocupado com outros livros.
- Então larga porque você não vai querer saber de outra coisa.

Vencido pela curiosidade, optei pelo caminho mais fácil: comprei o box de dvds da primeira temporada do seriado e, em apenas um final de semana, já tinha visto todos os episódios. E como a ocasião, além do ladrão, também faz o leitor, no final do ano passado recebi um e-mail marketing do tipo "queima total" de um box com os cinco primeiros livros (versão pocket) de "As Crônicas de Gelo e Fogo". Comprei na hora e, em menos de um mês, já tinha devorado as 1.033 páginas do primeiro livro, "Guerra dos Tronos", e já comecei a avançar pelas 1.147 páginas do segundo, "A Fúria dos Reis".

Tudo bem que, em linhas gerais, a espetacular série de tv "Game of Thrones" tem sido fiel ao excepcional livro (pelo menos na primeira temporada), mas ainda assim recomendo a todos aqueles que conheceram a série pela tv (como eu) que  passem também a dedicar (bastante) tempo aos livros, pois além de toda a magia que há na leitura em si, especialmente com relação a esta saga ainda há outras duas grandes vantagens:

- Ao devorá-lo diariamente, o leitor acabará digerindo com muito mais facilidade o dia a dia das intermináveis intrigas que envolvem as dezenas de personagens que vão passando pelo caminho, deixando um rastro de muito sangue, suor, lágrimas, honra e traição onde tudo, literalmente tudo, pode acontecer (e acontece!);

- Cada temporada da tv é composta por dez episódios, o que dá cerca de três meses de exibição (considerando um episódio por semana). Desta forma, assim que se encerra uma temporada, a próxima só será exibida quase um ano depois! E, podem acreditar, quem já viu um episódio ou leu uma página, não conseguirá esperar tanto tempo assim!

Neste início de ano já começaram a aparecer por todos os lados as chamadas para a estréia na tv da terceira temporada, que está prevista para o final de março, mas ainda assim sigo em frente dormindo mais tarde do que o habitual para degustar com calma as aventuras dos Starks, Lannisters, Targaryens e afins neste segundo livro, enquanto o lançamento do box de dvds da segunda temporada já está na boca do forno. E, mantendo este ritmo, até o meio do ano já deverei ter lido todos os cinco primeiros livros e visto as três primeiras temporadas, ficando no aguardo do lançamento dos outros dois livros que fecharão a série (ainda sem previsão de lançamento).

Enfim, uma coisa é certa: abençoado seja o mestre George R.R.Martin assim na tela como (principalmente) no papel, pois independente da mídia escolhida (de preferência as duas), quem entrou nesta guerra dos tronos não conseguirá sair tão cedo - literalmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário