sexta-feira, 6 de abril de 2012

Na estante do gestor: novidades literárias da semana

Os lançamentos da semana e a resenha de um livro em destaque:

CRÍTICA / MUNDO CORPORATIVO

Para ex-criminoso, máfia tem excelentes homens de negócio

Louis Ferrante agora ganha a vida dando orientações e palestras para executivos terem sucesso na carreira

TONI SCIARRETTA

Para quem acha o mundo corporativo uma selva, em que só predadores sobrevivem, o crime organizado pode ser uma escola de como prosperar nas empresas.

Pelo menos esse é o argumento de Louis Ferrante, um ex-mafioso americano da família Gambino que foi condenado a 13 anos de prisão e agora se diz completamente regenerado.

Fora do mundo do crime, do qual guarda carinhosas recordações, Ferrante ganha a vida fazendo palestras e escrevendo livros de autoajuda empresarial. Afinal, diz, "a máfia é o tipo mais antigo de corporação da história".

"Os mafiosos mais bem-sucedidos são excelentes homens de negócios. A única diferença entre a máfia e as empresas é o uso da violência", disse o ex-mafioso, por e-mail, à Folha.

"Mesmo assim, muitas corporações negligenciam as regras de segurança com objetivo de maximizar lucros, o que também acaba levando à morte violenta das pessoas, como no acidente em alto-mar da BP em 2010", afirmou.

Ferrante diz que conheceu muitos "fora da lei" que prezavam mais por princípios e por valores éticos do que executivos do topo das grandes empresas.

"Percebi que minha ideia de mundo lícito era uma fantasia. Encontrei pessoas na sociedade legal muito piores do que boa parte dos mafiosos que conhecia -eram lobos em pele de cordeiros."

"Os mafiosos têm um código de princípios forte. Eles sabem que tudo o que têm é sua reputação. Quando um mafioso dá a sua palavra, deve mantê-la ou ninguém mais vai querer fazer negócios com ele. Eles também constroem relacionamentos de longo prazo. Esses princípios podem ser aplicados à vida nas empresas e os homens de negócio que seguem isso vão, inevitavelmente, prosperar."

No livro, Ferrante dá dicas de como "agradar ao chefão", sobre quando "levar bala" pelo patrão e como fazer uma "oferta irrecusável" para ser contratado.

Ferrante fala ainda sobre os princípios de lealdade, que, afirma, são infalíveis tanto quando aplicados na máfia quanto nas empresas.

"As paredes têm ouvidos: nunca fale mal do chefe para não parar no porta-malas de um carro", escreveu.

MERITOCRACIA

Entre as boas lembranças que guarda da máfia, Ferrante afirma que o crime organizado tem uma política de recursos humanos moderna e focada na meritocracia, que procura recompensar os mais talentosos e leais soldados.

"A máfia existe apenas com comissão. Você fica com parte daquilo que faz. Acho que as pessoas são mais produtivas dessa forma. Todas as companhias deveriam oferecer prêmios de reconhecimento para trabalho duro."

Ex-agiota, Ferrante afirma que nunca aumentava os juros dos empréstimos feitos na rua. "Na verdade, eu os reduzia para recompensar quem pagava em dia", disse.

"As empresas de cartão de crédito aumentam as taxas, independentemente do seu histórico, e fazem isso sem o seu consentimento. E todas aquelas tarifas ocultas? Estão nas letras miúdas", afirmou.

"Os mafiosos podem matar uns aos outros, mas todo mundo ganha uma graninha. A maioria dos negociantes, dos bancos e empresas de cartões de crédito desfalca todo mundo. Digam o que quiserem da máfia, mas seu código proíbe que os mafiosos se aproximem da casa de alguém, que dirá incomodar a família de quem deve."

O PODEROSO CHEFÃO CORPORATIVO
AUTOR Louis Ferrante
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 34,90 (240 págs.)
AVALIAÇÃO Regular

-----------------------------------

Lançamentos

NACIONAIS

LIDERANÇA
Virei Supervisor, e Agora?
Beth Martins
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 34,90 (152 págs.)
Com viés prático, o livro traz dicas para quem mudou e agora assume um cargo de liderança em uma organização. Entre os assuntos abordados estão os desafios do líder no cenário contemporâneo, de mudanças rotineiras, a construção de uma equipe, coaching, motivação, planejamento e gerenciamento de tempo.

BOLSA
Imposto de Renda no Mercado de Ações
Murillo Lo Visco
EDITORA Novatec
QUANTO R$ 65 (304 págs.)
O foco são os investidores do mercado de ações e as prestações de contas para a Receita Federal. Com abordagem prática, analisa a tributação que incide sobre os ganhos obtidos dessa forma e mostra de que maneira os investidores devem declarar o patrimônio acumulado.

ENERGIA
Relações Brasil-Estados Unidos no Setor de Energia
Neil Giovanni Paiva Benevides
EDITORA Funag
QUANTO R$ 34 (244 págs.)
A obra mostra a história do relacionamento e da cooperação entre Brasil e Estados Unidos no que tange ao setor energético -em áreas como sequestro de carbono e economia de hidrogênio-, desde o começo do governo Lula até alcançar o que o livro chama de nível de parceria.

MARKETING
Neuromarketing
Elsa Beatriz Scinica, Oscar M. Cayuela, Ramiro A. Requena e Sofia Edith Romano
EDITORA Qualitymark
QUANTO R$ 64,90 (320 págs.)
Explica a relação entre as empresas e os clientes a partir da neurociência, tentando compreender os sistemas de decisão do consumidor. A análise passa pela história do marketing e considera que o mais importante não é apenas vender, mas compreender o cliente.

FISCALIZAÇÃO
Agências Reguladoras
Sérgio Guerra
EDITORA Fórum
QUANTO R$ 56 (238 págs.)
Oriundo da tese de pós-doutorado do autor, trata das agências reguladoras e do maior desafio que elas têm hoje, para Guerra: combater o fisiologismo. Ele mostra como a história brasileira é marcada por soluções para contornar a rigidez do Estado e propõe a criação de conselhos construtivos para os sistemas regulados.

DIREITO
Brazil Tax Guide for Foreigners (Guia Tributário Brasileiro para Estrangeiros)
David Roberto R. Soares da Silva
EDITORA Eskalab
QUANTO R$ 134 (356 págs.)
Em tempos de Brasil em alta, o autor elaborou um livro em inglês que mostra aos investidores internacionais como funciona o sistema tributário vigente no Brasil, com o objetivo de ajudá-los a ingressar com mais facilidade em negócios que venham a fazer no país.

INTERNACIONAIS

CIÊNCIA
The Power of Habit (O Poder do Hábito)
Charles Duhigg
EDITORA Random House
QUANTO US$ 28 (400 págs.)
O jornalista mostra descobertas científicas sobre como e onde os hábitos agem no cérebro e por que eles podem ser mudados. Conta a história de pessoas como atletas, CEOs e publicitários que tiveram sucesso justamente transformando padrões de hábitos -seus ou dos consumidores.

MOEDA
The End of Money (O Fim do Dinheiro)
David Wolman
EDITORA Da Capo Press
QUANTO US$ 25 (240 págs.)
Para estudar o futuro da moeda física -como cartões e notas-, Wolman passou um ano sem ela, visitando países onde encontrou defensores da "economia sem dinheiro". Suas considerações sobre tais reuniões estão presentes no livro, em que ele analisa como o dinheiro poderá ser substituído.

por MARIA PAULA AUTRAN

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário