sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Os 10 mandamentos para o uso inteligente dos pneus de carga


Da calibragem periódica ao rodízio, as fabricantes de pneus sempre ressaltam que os motoristas que obedecem às recomendações técnicas de manutenção conseguem, sim, rodar mais e melhor. A Bridgestone faz abaixo uma relação com os 10 mandamentos para utilizar melhor os pneus de carga. Confira:

1) Calibrar os pneus semanalmente
De acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo, manuais técnicos dos fabricantes de pneus ou norma da ALAPA (Associação Latino-Americana de Pneus e Aros).

2) Fazer o rodízio de pneus
Com periodicidade a ser definida em função de fatores operacionais e das práticas de manutenção do usuário.

3) Evitar sobrecarga no veículo
Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes.

4) Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo
Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

5) Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo, considerando também o emparelhamento de pneus duplos
As partes do veículo foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera o equilíbrio.

6) Alinhar o sistema de direção e suspensão e balancear os pneus periodicamente
Isto deve ser feito sempre que: o veículo sofrer impactos fortes, ocorrer a troca de pneus, os pneus apresentarem desgastes irregulares, forem substituídos os componentes da suspensão e o veículo estiver “puxando” para um lado.

7) Utilizar o pneu indicado para cada tipo de aplicação
Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.

8) Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI)
Este indicador existente em todo pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.

9) Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes
Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

10) Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção
Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Os melhores motoristas são aqueles que, mesmo rápidos, sabem poupar seus veículos e pneus.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

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