domingo, 27 de novembro de 2011

Na estante do gestor: novidades literárias da semana

Os lançamentos da semana e a resenha de um livro em destaque.

Crítica / Jornalismo


Mestre do jornalismo econômico defende código de conduta nas empresas

Por Oscar Pilagallo

"Elementos de Jornalismo Econômico", de Sidnei Basile (1946-2011), é muito mais do que sugere o título.

O livro tem uma alentada seção sobre técnicas, sim, e sua leitura será útil a estudantes e profissionais, uma vez que elas derivam da experiência de mais de 40 anos de um dos mestres do jornalismo econômico, com passagens pela Folha, pela "Gazeta Mercantil" e pelo Grupo Abril.

Não se trata, no entanto, apenas de um manual. A obra, no que tem de melhor e mais polêmico, propõe uma agenda para o debate da ética no jornalismo.

O autor parte do pressuposto de que, se a imprensa não é um tribunal, na prática cria as condições para o julgamento de reputações, o que torna incontornável o debate sobre a ética jornalística.

"O problema que me parece subjacente a toda a questão ética do exercício da liberdade de expressão", escreve Basile, "é o de que estamos enfatizando nossa liberdade de informar, enquanto não temos refletido suficientemente sobre os valores democráticos em risco quando, no afã de informar, não nos damos conta do conjunto dos demais valores fundamentais que devem reger a vida gregária."

O autor se refere aos direitos constitucionais, como o direito à vida, à integridade pessoal e à intimidade. A pergunta é: como garantir o respeito a tais direitos sem abrir mão do direito à informação?

Num capítulo que escreveu para a edição atualizada da obra -a original é de 2002-, Basile defende que o caminho que levaria a uma resposta satisfatória passa pela autorregulação.

Até aí o autor está no terreno de um relativo consenso. Basile, porém, rechaça ideias de autorregulação que estão no ar -a zona de conforto não lhe interessa.

Ele é contra um Conselho Nacional de Jornalismo, por sua "identidade autoritária inescapável". É contra também a adaptação da bem-sucedida experiência do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), por ser impraticável no jornalismo.

Basile é contra até a criação de um código de ética, porque a ética encerra uma discussão sobre o bem, e a ideia do bem "é peculiar a cada grupo de cidadãos".

A saída, para ele, seria a criação de códigos de conduta em cada empresa, cuja observância seria monitorada por conselhos editoriais.

Basile argumenta com a lógica da livre iniciativa: empresas mais transparentes tenderiam a ser mais confiáveis para leitores, telespectadores e anunciantes.

O jornalista sabe que não é fácil fundar tal "regime de governança editorial" para disseminar "uma cultura de boa-fé dentro das redações". O processo levaria anos, ele calcula, o que indica a urgência do primeiro passo.

Ao reunir relatos de experiências internacionais que poderiam nortear o debate, o livro póstumo de Basile é um convite à caminhada.

ELEMENTOS DE JORNALISMO ECONÔMICO
Pais Inteligentes Enriquecem seus Filhos
Gustavo Cerbasi
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 19,90 (176 págs.)

O livro ensina os pais a orientar os filhos para que aprendam a lidar com o dinheiro e gerenciar seu próprio patrimônio. O autor mostra princípios importantes da educação financeira, como investir, negociar e equilibrar, além de exemplos de atitudes erradas dos pais em relação ao tema.

MARKETING
Diferente
Youngme Moon
EDITORA BestBusiness
QUANTO R$ 49,90 (304 págs.)
TRADUÇÃO Gabriel Zide Neto

Como se destacar é um mercado padronizado é a questão central do livro. Para a autora, a especialização do marketing torna os produtos concorrentes muitas vezes quase iguais e, nesse contexto, ela analisa a importância e mostra exemplos da diferenciação das campanhas e produtos.

NEGÓCIOS
Coach: um parceiro para o seu sucesso
Ane Araújo
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 49,90 (208 págs.)

Com uma abordagem prática, o livro trata do papel do "coach" -definido como um líder que deve incentivar o desenvolvimento dos profissionais e se interessar por resultados. A autora mostra como a boa atuação desse profissional influencia os padrões de ética, comportamento e excelência.

AUTOAJUDA
Ninguém Enriquece por Acaso
Jacob Pétry
EDITORA Lua de Papel
QUANTO R$ 24,90 (224 págs.)

Por meio de histórias e personagens famosos, como o cofundador do Google, Larry Page, o autor mostra que o sucesso financeiro não depende do acaso, mas da descoberta da genialidade, relacionada a habilidades como inteligência prática, disciplina e persistência, entre outras.

EMPRESAS
Profissionais Saudáveis, Empresas Produtivas
Alberto Ogata
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 49,90 (232 págs.)

O livro trata dos fatores que influenciam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, com foco nas indústrias. O autor acredita que as empresas podem e devem ajudar a promover um estilo de vida saudável adotando, por exemplo, programas e atividades esportivas no ambiente de trabalho.

TEORIA
Dinheiro e Magia
Hans Christoph Binswanger
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 42 (216 págs.)
TRADUÇÃO Maria Luiza X. de A. Borges e Marcus Vinicius Mazzari (versos de Goethe)

Uma análise de "Fausto", de Goethe, da perspectiva econômica. Com prefácio e posfácio de Gustavo Franco, ex-presidente do BC, o livro relata a passagem da magia à economia que, para ele, gerou muitos dos dilemas da vida moderna.


INTERNACIONAIS

CRIME ORGANIZADO
Black Market Billions
Hitha Prabhakar
EDITORA FT Press
QUANTO US$ 23,99 (336 págs.)

Uma análise de uma das indústrias que crescem mais rapidamente no mundo -o crime organizado- é o foco do livro, que mostra o impacto financeiro da atividade e como ela financia o terrorismo global. A autora é colaboradora da CNBC, especialista na indústria de varejo e diretora da consultoria Style File Group.

PAÍSES EMERGENTES
Standing on the Sun
Christopher Meyer, com Julia Kirby
EDITORA HBR Press
QUANTO US$ 27,95 (224 págs.)

Questiona se países emergentes -como Brasil, China e Índia- vão seguir, no futuro, as mesmas práticas capitalistas das atuais potências ou se criarão um novo modelo; analisa as oportunidades que surgirão desse novo cenário para as empresas, além de apontar princípios para o sucesso comercial.

Por MARIA PAULA AUTRAN

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário