sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo é contemplada com projeto cultural que estimula leitura entre funcionários

O projeto existe desde 2007, quando foi inaugurada a primeira “mini biblioteca” em uma indústria. Um espaço destinado à promoção de conhecimento e à cultura dentro do local de trabalho. Criado através de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Diadema, juntamente com Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o Programa Leitura nas Fábricas chegou pela primeira vez em uma indústria automotiva: a Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo.

O foco é democratizar o acesso a informação e a inclusão social. A proposta é que os trabalhadores das indústrias se sintam estimulados a ler no ambiente de trabalho.

“Esse tema também faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz. Há 55 anos no Brasil, a Empresa, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, entende que o progresso de um país passa, necessariamente, pela educação”, afirma Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.

Cada fábrica da base dos Metalúrgicos do ABC que adere ao projeto recebe um kit com 650 livros, mobiliário, incluindo pufes, computador e impressora. Em Diadema, os pontos de leitura nas fábricas são integrados à rede de bibliotecas municipais, que dá acesso a um acervo de 80 mil livros que podem ser emprestados nos horários de café, refeições ou fora da jornada de trabalho.

O projeto prevê que funcionários da empresa atuem como Agentes de Leitura, treinados pelas prefeituras parceiras, para desenvolver atividades que incentive os colegas a interagir com a literatura.
Já foram entregues sete pontos de leitura, beneficiando mais de 20 mil pessoas (cinco mil trabalhadores e seus familiares) nas fábricas filiadas ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, aos Sindicatos da Construção Civil e Moveleiros e dos Químicos. A previsão é que, até o fim do ano, outros 18 pontos sejam inaugurados.

Fonte: Portal Brasil Caminhoneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário