domingo, 24 de julho de 2011

Na estante do gestor: novidades literárias da semana

I - RESENHA
Ousadia de Prebish rompeu ortodoxia da América Latina

Economista argentino revelou contradições entre o centro e a periferia
ELEONORA DE LUCENA
DE SÃO PAULO

Quando entrou na faculdade de economia em Buenos Aires, Raúl Prebisch se decepcionou. Os professores só usavam textos estrangeiros, pareciam dar aula em Londres e não na América do Sul. Era início do século 20 e a elite argentina parecia se contentar em fornecer carne aos ingleses, de quem compravam manufaturas. A escola refletia essa dependência.

Prebisch resolveu estudar sozinho, trabalhou, pesquisou e inovou. Mostrou furos na teoria clássica. A dinâmica entre países ricos e pobres era desigual, provocava dependências. Ousou e criou a concepção de "centro e periferia". A industrialização era necessária para o desenvolvimento.

Esse é o núcleo de "Raúl Prebisch, a Construção da América Latina e do Terceiro Mundo", de Edgar Dosman.

A narrativa mostra uma história de altos e baixos, deslumbramentos e frustrações, subserviências e ousadias. Não é só uma biografia do argentino, mas também dos organismos multilaterais construídos no século passado para discutir economia, comércio e desigualdades.

Prebisch (1901-1986), tido como o "Keynes latino-americano", teve uma ascensão meteórica na burocracia estatal argentina. Ainda sob a influência da ortodoxia, errou seu diagnóstico sobre a crise de 1929, subestimando-a. No entreguerras, viu que o clima era de salve-se-quem-puder e jogou a teoria neoclássica no lixo.

Seu foco era fortalecer o Estado para salvar a Argentina, abalada com as vertinosas mudanças que significariam a queda dos britânicos (de quem dependiam) e o avanço dos norte-americanos. Queria organizar a economia, taxar os ricos, deslanchar a indústria. Angustiado, escreveu: "Quando o campo sofre na Argentina, todos sofrem, exceto os rentistas".

É dele a concepção do Banco Central argentino, depois exportada para diversos países. No BC, montou uma equipe que se autodenominou um "cartel de cérebros". Teve muitos revezes. Trabalhou com ditadores, enredou-se nas negociações comerciais com ingleses, cedeu dados sigilosos de empresas alemãs a americanos e foi duramente atacado pela esquerda.

Depois, quando quis ir para o FMI, foi vetado pelos EUA. "Os EUA haviam usado Prebisch quando ele era poderoso. Agora que estava fraco, podia ser descartado", escreve Dosman, 70, doutor por Harvard e professor de ciência política da Universidade de York, no Canadá.

O autor aponta como a integração regional era importante para o economista (ele chegou a imaginar um embrião de Mercosul).

Descreve em minúcias os processos que resultaram na criação da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) e da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).

Há exagero no relato do vai-e-vém diplomático. Nesse ponto, a leitura se arrasta no emaranhado de personagens e agendas.

Dosman também trata dos conflitos do argentino com Celso Furtado. O brasileiro, que foi censurado pelo então líder da Cepal, ficou perplexo quando Prebisch aplicou na Argentina um plano ortodoxo, no rígido estilo do FMI.

O livro traz os equívocos e os acertos de Prebisch, que foi idolatrado e execrado. Relata como, até o final da sua vida cheia de cargos importantes e salamaleques, precisou se preocupar em ter um trabalho para pagar suas contas. Eram outros tempos.

RAÚL PREBISCH
AUTOR
Edgar Dosman
EDITORA Contraponto
QUANTO R$ 80,00 (656 págs.)
AVALIAÇÃO Bom

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II - LANÇAMENTOS


#1 NACIONAIS

NEGÓCIOS
Copycats - Melhor Que o Original
Oded Shenkar
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 39,90 (208 págs.)
Mostra como a imitação pode ser elemento essencial de uma estratégia competitiva. O autor é presidente da Gestão de Negócios Globais, da Ford Motor Company, e também professor da Universidade Estadual de Ohio. Ele apresenta exemplos práticos, a partir de iniciativas de empresas, como as globais Apple, Walmart, Nintendo e General Eletric.

ADMINISTRAÇÃO
Mais Rápido, Barato e Melhor
Michael Hammer e Lisa Hershman
EDITORA Campus Elsevier
QUANTO R$ 69,90 (284 págs.)
Com base em mais de uma década de pesquisas para entender os elementos básicos da execução do trabalho de empresas ""de refinarias de petróleo a hospitais"", os autores apresentam como é possível utilizar o poder dos processos de ponta a ponta para obter mais lucro e maior competitividade no mercado.

ESTRATÉGIA
Organizações Inteligentes
Roland Deiser
EDITORA Campus Elsevier
QUANTO R$ 88,00 (352 págs.)
O livro mostra como a arquitetura da aprendizagem sustenta a estratégia corporativa. O objetivo do autor é fazer com que os leitores se tornem flexíveis, ágeis e inovadores dentro da estrutura organizacional onde trabalha. Relaciona conceitos a casos concretos de empresas globais líderes, como Siemens, BASF, DHL e até mesmo o Exército dos EUA.

TEORIA
Econômicos
Aristóteles
EDITORA WMF Martins Fontes
QUANTO R$ 28,00 (106 págs.)
Os escritos do filósofo grego aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, abrangem diversos assuntos, como física, poesia, teatro, lógica, retórica, governo e ética, entre outros. Essa obra, nada extensa, destaca reflexões sobre economia e ética em âmbito particular e público. Foi adaptado para o português por Delfim Leão.

TRIBUTAÇÃO
Manual de Sobrevivência no Mundo Pós SPED
Roberto Dias Duarte
EDITORA Ideas Work
QUANTO R$ 109,00 (472 págs.)
Este é o quarto livro da série "Big Brother Fiscal". O autor, diretor acadêmico e cofundador da Escola de Negócios Contábeis, escreve sobre o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e a Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Ele destaca a nova relação entre o fisco e o contribuinte e indica soluções para superar problemas.

SUSTENTABILIDADE
Lições de um Empresário Radical
Ray Anderson
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 55,00 (360 págs.)
O livro reúne os detalhes políticos, técnicos e operacionais que fizeram da prática de medidas sustentáveis uma estratégia rentável. O autor, fundador da companhia de carpetes Interface, é referência em responsabilidade socioambiental nos EUA. Ele dá dicas para um programa de reaproveitamento e redução de desperdícios, além de relatar casos de sucesso.



#2 INTERNACIONAIS


INTERNET
I'm Feeling Lucky: The Confessions of Google Employee Number 59
Douglas Edwards
EDITORA Houghton M. Harcourt
QUANTO US$ 16,44 (R$ 25,70 - 432 págs.)
Primeiro diretor de marketing do Google, o autor aborda a evolução da empresa dentro de uma estrutura não-hierárquica. Ele fala sobre o processo de criação de identidade da marca, as corridas para desenvolver e implementar cada novo recurso, e as ideias que não vieram a acontecer.

ECONOMIA
The End of Growth: Adapting to Our New Economic Reality
Richard Heinberg
EDITORA New Society
QUANTO US$ 11,59 (R$ 18,10 - 336 págs.)
O autor escreve sobre o que os formuladores de políticas, as comunidades e as famílias podem fazer para construir uma nova economia. Aquela que opere dentro do "orçamento" da Terra, com limite do uso de seus recursos naturais, em vez de continuar na perseguição do "prêmio" da expansão do PIB.

por PAOLA CARVALHO
Fonte: Folha de São Paulo
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III- BIBLIOGRÁFICO







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