sábado, 2 de julho de 2011

Mitos e verdades do rodízio de veículos em SP

Saiba mais sobre a lei que afeta a rotina dos paulistanos

Por Larissa Florêncio

Vida de paulistano é cheia de particularidades. Uma delas é ter que conviver com a restrição de circulação de veículos na cidade, mais conhecida como rodízio ou Operação Horário de Pico. Estar atento para não sair rodando por aí no dia em que o seu carro está proibido de circular, já virou um hábito para os moradores da maior metrópole do País e para quem a visita freqüentemente, uma vez que o rodízio municipal existe desde 1997. Para não tomar uma multa de R$ 85,13 e levar quatro pontos na carteira de habilitação, basta evitar circular com o carro em determinadas áreas da cidade em alguns horários, levando-se em consideração o dia da semana correspondente ao último número da placa do veículo (veja aqui).

Até aí, parece fácil. Mas, acreditem, existem questões relacionadas ao tema que continuam a causar dúvidas a alguns motoristas. É o caso da famosa pergunta: há tolerância para o rodízio? Ou ainda: é possível tomar mais de uma multa por dia? Para esclarecer estes pontos e acabar com os mitos que envolvem o rodízio de São Paulo, o Carsale elaborou cinco tópicos essenciais que você precisa saber.

Só mais cinco minutos
Sabe aqueles cinco minutinhos de tolerância que todo mundo acredita que existe? Em alguns casos eles podem, realmente, existir, mas quando o assunto é rodízio municipal isso é apenas um mito. Então, fique atento, pois os “amarelinhos”, como são conhecidos os agentes da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) não perdoam os motoristas que estão circulando com os carros nos horários proibidos. Fica a dica: se você for pego circulando um minuto após o início do horário do rodízio será multado.

Dose dupla

Imagine a seguinte cena: o seu carro acaba de ser multado por estar circulando no dia do rodízio. Ainda é de manhã e você tem o dia todo pela frente. Então, o melhor é parar de se preocupar e continuar andando com seu carro por aí, certo? Errado. Se você pensa que só porque o veículo foi multado de manhã está isento de ser autuado novamente no mesmo dia, se deu mal. De acordo com a CET, cada veículo pode tomar duas multas de rodízio por dia, no período da manhã (das 7h às 10h) e à tarde (das 17h às 20h). Fica a dica: esteja sempre atento aos horários, caso contrário terá que pagar duas multas de R$ 85,13 em um só dia.

Sejam bem-vindos, mas...

Visita sempre leva vantagem e está isenta de obrigações, não é? Em São Paulo, em dias de rodízio, não. Pois é, os carros com placas de outros municípios devem seguir as mesmas regras dos veículos emplacados em São Paulo. E não adianta querer dar uma de desavisado, pois para evitar esse tipo de desculpa, existem placas informando a existência do rodízio na cidade. Fica a dica: visitantes, melhor seguirem as normas da casa.

Combustível é combustível

A menos que seu veículo seja movido a energia elétrica, ao acelerar você estará contribuindo para tornar a cidade mais poluída. Não importa se você equipou o seu carro com Gás Natural Veicular (GNV) – esse fator não o isentará do rodízio, ao contrário do que se ouve por aí. Claro que a restrição de circulação de veículos ajuda a reduzir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera, mas não é só por isso que ela existe. Além de ser amigo do meio ambiente, o rodízio também melhora o trânsito da cidade nos horários de pico, já que tira 20% dos carros das ruas nestes períodos. Fica a dica: se você tem um carro, ele ajuda a aumentar o trânsito e poluir a cidade, por esse motivo está incluso no rodízio.

Libera geral

Feriados, férias escolares, calamidades são motivos para suspender o rodízio de veículos em São Paulo? Sim. Sempre é assim? Não. Dependendo da circunstância, a CET anuncia a suspensão do rodízio, mas não há uma regra. A própria Secretaria Municipal de Transportes (SMT) divulga as datas em que o rodízio será suspenso. Fica a dica: não conte com a sorte ou fique no achismo. A melhor coisa é consultar a SMT para saber se há ou não restrição de circulação de veículos em datas especiais.
FONTE: Carsale

Nenhum comentário:

Postar um comentário