quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fabricantes americanos fazem campanha contra meta de redução de consumo de gasolina


As fabricantes americanas de automóveis iniciaram uma campanha contra a aprovação de um padrão de consumo de 23,8 quilômetros por litro de gasolina, a vigorar em 2025, proposta pela Casa Branca.

Utilizando-se de comerciais de 60 segundos, a Aliança dos Fabricantes de Automóveis pretende argumentar que a meta ameaça o processo de recuperação da indústria, além de forçar os consumidores americanos a deixar de lado seus amados carrões e utilitários em troca de pequenos veículos elétricos, com grandes limitações de uso.

De acordo com alguns analistas, a atitude da indústria pode ter impacto negativo junto a consumidores preocupados com o alto preço dos combustíveis, que desejam uma melhora na eficiência energética dos novos carros. Informações de executivos de algumas marcas indicam que, neste momento, o índice de consumo é o item mais importante para os compradores de carros nos Estados Unidos.

Argumento forte: empregos - Outra preocupação dos americanos que poderá ajudar a conquistar simpatia para o movimento são os empregos. Um estudo do Centro de Pesquisas Automotivas, de Ann Harbor, estado de Michigan, aponta que, para atingir a meta do governo, os carros americanos terão um aumento de preços em torno de US$ 10 mil, o que levaria a uma queda de 30 por cento nas suas vendas, desempregando centenas de milhares de trabalhadores. Os anúncios devem ir ao ar a partir desta terça-feira em sete diferentes regiões dos EUA.

A posição da indústria é contestada por grupos de ambientalistas, que afirmam que os fabricantes estão apelando para o medo como tática de convencimento. Eles citam que um estudo do Boston Consulting Group prevê que a indústria poderia conseguir um grande avanço com um aumento de custos de apenas US$ 2 mil por veículo, quantia que seria rapidamente recuperada pelos compradores com a economia resultante, principalmente se os combustíveis continuarem encarecendo.

Fonte: Jorge Meditsch , Auto-Estrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário