quarta-feira, 10 de julho de 2013

Hobby pode virar uma nova carreira (e bem divertida)

Por Gabriel Ferreira

Há dois anos, Jimmy McManis, de 42 anos, era um designerentediado. "Eu não aguentava mais a rotina do escritório", diz. Em 20 anos de trabalho, já havia passado por agências de publicidade, empresas de todos os tamanhos e operações de internet — durante três anos, coordenou a área de criação da Americanas.com.

Desmotivado com a carreira, Jimmy decidiu usar sua veia criativa para fazer um site e colocar na internet vídeos das receitas que fazia em casa para receber os amigos. Foi assim que ele e um grupo de quatro colegas colocaram no ar o Ogrostronomia.

"Tínhamos um projeto, que era mostrar como cozinhar é fácil. Dizíamos que até um ogro poderia se virar bem no fogão. Foi daí que surgiu o nome." O projeto foi lançado na internet há pouco mais de dois anos e não parou de crescer.

Hoje, Jimmy é a principal cara do Ogrostronomia, um site que traz receitas que provam que cozinhar não é uma arte tão complexa quanto os chefes de cozinha querem fazer crer.

Com a aceitação do público, Jimmy tomou coragem e, em maio do ano passado, pediu demissão do posto de designer sênior da Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira, escritório de propriedade industrial, no Rio de Janeiro.

"Não fiz um grande planejamento de como ia me virar.Arrisquei porque o Ogrostronomia já conseguia se sustentar sozinho e o dinheiro da rescisão podia me manter por um bom tempo."

Parte do dinheiro que recebeu, Jimmy usou para comprar equipamentos de áudio, vídeo e utensílios para a cozinha. Em pouco tempo, o site caiu no gosto dos amigos e conhecidos de Jimmy. E, nesse ponto, há uma lição valiosa: jamais negligencie sua rede de relacionamentos.

"Não posso dizer que comecei do zero. Os contatos que fiz na época em que trabalhei como designer foram fundamentais para o sucesso do projeto. Ter conhecido essas pessoas ajudou em tudo, principalmente na divulgação do Ogrostronomia", diz.

O canal YouTube teve mais de 300.000 visualizações e a página no Facebook está com 10.000 seguidores — números que atraíram a atenção da Rede Globo.

Jimmy foi chamado para participar de uma competição no programa da Ana Maria Braga. "Era uma disputa culinária entre pessoas que gostam de cozinhar, mas não são profissionais. Fiquei em último lugar." Mesmo assim, a proposta do Ogrostronomia chamou a atenção da apresentadora.

Claro, a imagem de Jimmy também fica bem na telinha. Neto de irlandeses, nascido no Texas, nos Estados Unidos, e brasileiro por opção desde 2006, Jimmy tem 2 metros de altura, fala com desenvoltura e sabe entender as necessidades do público.

Experiência que ganhou como gerente de bares e casas noturnas, conciliando com a carreira de designer. Jimmy trabalhou no Sweet Home, na Lagoa, e no El Turf, na Gávea, ambos no Rio de Janeiro. Há cinco meses, ele comanda um quadro no programa Mais Você.

"Hoje, tenho contrato assinado com a Rede Globo e não preciso fazer mais nada na área de design para me manter. O novo trabalho é cansativo e tem um ritmo alucinante, mas me deixa muito mais satisfeito. Acho que isso é o que importa." Uma lição que pode inspirar profissionais que acham que seu hobby não pode virar a próxima carreira.

Fonte: Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário