domingo, 23 de junho de 2013

Ex-negociador de reféns ensina empresário a superar conflitos

Negociadores de reféns se veem diante das disputas mais violentas imagináveis
O conflito e a violência não acontecem apenas nas ruas das grandes cidades. De maneira mais sutil, mas igualmente agressiva, a ferocidade é uma marca do mundo dos negócios. Para o psicólogo George Kohlrieser, ex-negociador de reféns, o número de situações em que empresários de sentem atacados e forçados a reagir é frequente.
"Essas situações podem levar a uma escalada de hostilidades e uma sensação de impotência e nos sentirmos como se fôssemos reféns", escreve Kohlrieser em "Refém na Mesa de Negociações".
No livro, ele defende o enfrentamento de situações de conflito e que é necessário formar laços afetivos até mesmo com o "inimigo". Para isso, mostra os fatores que impedem a resolução de problemas com técnicas psicológicas usadas em situações de risco.
O autor usa exemplos comparáveis à síndrome de Estocolmo --termo que se refere ao sentimento de admiração do refém por seu sequestrador-- e emoções comparáveis ao luto que são vividas dentro de grandes empresas.
Como referencial teórico, além da psicologia, Kohlrieser usa descobertas e conhecimentos da neurociência para analisar o comportamento corporativo.
"Transformar os instintos competitivos de um indivíduo em um impulso em direção a uma meta comum pode trazer à tona o melhor de todas as equipes", conta.
Psicólogo clínico e organizacional, Kohlrieser é professor de liderança e comportamento organizacional na escola de negócios suíça IMD (International Institute for Management Development) e especialista em resolução de conflitos.
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Autor: George Kohlrieser
Editora: Nossa Cultura

Páginas: 292

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