segunda-feira, 29 de abril de 2013

Descubra seu nível de felicidade (e dos outros)

Por Ariane Abdallah

O trabalho do americano Marshall Goldsmith, de 61 anos, é orientar alguns dos mais poderosos líderes do mundo – cerca de 150 CEOs de corporações gigantes já passaram por seu consultório de coaching. Ele também é autor de bestsellers como MOJO: como conseguir, manter e reconquistar o que você perder What Got You Here Won’t Get You There, entre outros 31 livros publicados. Em 2011, liderou a listaThinkers50 Leadership Award, da Harvard Business Review. Além disso, durante dez anos fez parte do conselho da Fundação Peter Drucker.
Mas para saber se os clientes estão felizes e satisfeitos, na vida e no trabalho, ele usa conceitos do budismo, sua religião, e uma fórmula elaborada pela filha, que é professora na Universidade de Northwestern. São seis perguntas, todas com o mesmo começo. As respostas dos executivos, em geral, são desanimadoras. “Em uma escala de 1 a 10, eles me dizem 2, 4”, afirma. “E muitas dessas pessoas têm empregos de peso.” Como exemplo, Goldsmith cita o presidente do Banco Mundial. “O trabalho dele é erradicar a pobreza na Terra. É um trabalho um pouco importante, não?”.
O consultor resolveu fazer uma experiência. Pediu para um grupo de pessoas repetirem as perguntas diariamente, por algumas semanas. A conclusão melhora o cenário. “Ao final, 30% delas disseram que melhoraram em tudo”. Já 60% afirmaram ter melhorado em pelo menos quatro dos seis itens; 86% identificaram evolução em algum aspecto; e 14% disseram que não houve mudança. “Pior ninguém fica”, diz o consultor.
Ele contou isso à NEGÓCIOS nesta semana, quando esteve em São Paulo para uma palestra na Faculdade Internacional de Negócios Hult, a primeira universidade internacional a ter um campus na América Latina, em parceria coma  Fundação Dom Cabral.

Que tal fazer o teste você também?

Hoje eu fiz o meu melhor para...

1... ser feliz?
2... encontrar um significado nas minhas tarefas?
3... construir relações positivas?
4... estabelecer objetivos claros?
5... fazer progresso para conquistá-los?
6... estar totalmente comprometido?



Nenhum comentário:

Postar um comentário