domingo, 31 de março de 2013

Livros sobre liderança omitem os detalhes sórdidos


Por Livraria da Folha
Jeffrey Pfeffer, especialista em teoria da gestão, decidiu destruir todos os clichês característicos dos livros sobre negócios e liderança. Em "Poder: Por que Alguns Têm", ele defende que aqueles que obtiveram sucesso na carreira omitem, conscientemente, detalhes sórdidos do trajeto.
Divulgação
Sem omitir as regras do jogo, "Poder" oferece uma trilha para o sucesso

Portanto, mesmo que existam bons títulos, é necessário ter cuidado. "Líderes, que alardeiam as próprias carreiras como modelos a serem seguidos, encobrem o jogo de poder que, na verdade, usaram para chegar ao topo".
Para o autor, a ideia de que o ambiente corporativo é uma meritocracia perfeita traz efeitos negativos ao desenvolvimento profissional.
Segundo Pfeffer, "ao acreditar que o mundo é honesto, deixa-se de observar as várias minas terrestres no ambiente que podem destruir carreiras".
"Isso acontece porque prefere-se acreditar que ele é um lugar justo e correto, e que cada um recebe o que merece", escreve. "E uma vez que as pessoas tendem a pensar que merecem, elas chegam a pensar que, se simplesmente fizerem um bom trabalho e se comportarem de maneira apropriada, as coisas acontecerão por si só".
Professor de comportamento organizacional na Stanford Graduate School of Business desde 1979, Pfeffer também leciona na Harvard Business School, na London Business School e na Iese, na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário