terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

7 modos de motivar seus colaboradores

Para deixar os profissionais cada vez mais motivados é preciso que o gestor tenha uma maneira diferente de liderar (Getty Images)
Por Luiza Belloni Verones

Com a chegada de 2013, vem as resoluções de começo de ano. Seja para conseguir bons lucros na empresa ou aumentar a produtividade, o gestor precisa se utilizar da motivação de seus funcionários para alcançar seus objetivos.
Para aqueles que têm motivos de sobra para se motivarem, os líderes já saem no lucro. Mas, se manter motivado, mesmo em dias ruins, não é uma tarefa fácil. Imagine então motivar seus profissionais, levando em conta cada personalidade e seu modo de trabalhar.
O especialista em coaching, Homero Reis, diz que para deixar os profissionais cada vez mais motivados é preciso que o gestor tenha uma maneira diferente de liderar. “Trabalhadores precisam sentir, não só que sua contribuição é importante dentro da empresa, mas que esta importância é reconhecida pelo seu líder e pela corporação”, comenta Reis.
Se você ainda está têm dúvidas para começar uma nova abordagem com seus empregados, o consultor dá outras dicas:
1. Escolha a melhor pessoa para cada cargo

Ninguém dá o máximo de si trabalhando em algo que não gosta. Fortalecer o RH da empresa e dar liberdade aos funcionários para um feedback de seu cargo pode ajudar nessa busca.
2. Reconheça o valor de cada profissional e de seu trabalho

Todos gostam de elogios e reconhecimentos. Quando alguém faz um trabalho bem feito e merece destaque, por que não elogiá-lo? Seus colaboradores, certamente, se sentirão mais motivados a fazerem as coisas certas.
3. Ofereça cursos e treinamentos contínuos

Acredite na capacidade de seus empregados e invista em sua formação. Ofereça cursos e treinamentos para atualizar seus conhecimentos. Além de se aprofundarem sobre a área de atuação, eles poderão se especializar e gostar mais do assunto. Todos ganham.
4. Trate-os sempre com respeito

Respeito é a base para qualquer convívio produtivo e pacífico. Não cumprimentar, ser grosseiro e falar palavrões para os colaboradores não irá fazê-los ter mais respeito por você, pelo contrário. Com o respeito, vem a consideração.
5. Comunique-se com cada trabalhador de forma contínua

Converse com seus empregados, tenha um feedback sincero de todos eles, especialmente sobre como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa em geral. Isso poderá resolver muitos problemas existentes na empresa e irá melhorar o astral do ambiente.
6. Desenvolva o sentimento de propriedade e dê autorização para atuar de forma independente

Um bom líder é aquele que estimula a independência de seus subordinados. Faça-os pensarem sozinhos, mas deixe claro seu apoio sempre quando precisarem.
7. Enriqueça o trabalho ao máximo

Muitos profissionais se sentem desestimulados pelo trabalho que realizam, seja por ele não ser tão valorizado ou por estar estagnado. Estimule a criatividade dos funcionários, realize workshop e um fluxo de ideias para melhorar a área ou crescer na empresa.
Fonte: Infomoney

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