terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Por que você não é um líder?

Carreira: promoção (Foto: Shutterstock)
ESPECIALISTA ENUMERA DEZ RAZÕES POR QUE PESSOAS QUE SE SENTEM INJUSTIÇADAS POR NÃO ESTAREM EM UMA POSIÇÃO DE CHEFIA AINDA NÃO CHEGARAM LÁ - OU POR QUE DEVEM MUDAR DE EMPREGO


A revista Forbes fez a pergunta acima aos internautas em seu site. No texto, o colunista Mike Myatt afirma que, apesar de todo mundo achar que é um líder nato, a maioria está longe disso.


“Simplesmente desejar ser um líder não significa que uma pessoa tenha o caráter, habilidade e coragem necessárias para ser um líder”, diz o autor. E quem nunca ouviu um colega de trabalho achar que faria tal coisa melhor que o chefe ou caiu na tentação de dizer “ah, se eu fosse o chefe...”? 

Aos que se sentem injustiçados, Myatt manda um conselho: se você acha que é um líder, mas não é reconhecido como tal, tem um problema. "Ou está errando feio em sua autoavaliação, ou seu talento não é reconhecido por aqueles a quem você responde." A boa notícia, segundo o colunista, é que os dois cenários têm solução se estiver disposto a fazer algum trabalho.


De acordo com a lista de Myatt, você não é um líder se...

1. Não atinge resultados: os verdadeiros líderes executam - eles fazem o trabalho e sempre superam as expectativas. Sem resultados = sem liderança. É simples assim.

2. Atinge resultados de forma errada: se a única maneira que tem de resolver o problema descrito no ponto acima é por meio de desonestidade ou desmerecendo outras pessoas, você não é um líder. Os fins não justificam os meios. Se você abusar de sua influência, não tratar as pessoas bem ou confundir liderança com manipulação, pode ganhar algumas batalhas, mas vai perder a guerra.


3. Simplesmente não se importa: a indiferença não é uma característica adequada para a liderança. Você não pode ser um líder se não se importa com aqueles que lidera. O verdadeiro teste de qualquer líder é se seus liderados estão melhores ou não por estarem sob a sua batuta.

4. Está perseguindo uma posição e não um propósito maior: se valoriza seus próprios interesses acima do trabalho, você simplesmente não entende o conceito de liderança. Liderança é cuidar de algo que vai além de si mesmo, levando outros a um lugar melhor - mesmo se isso significa que você não fique em evidência. Poder muitas vezes vem com a liderança, mas não é o que impulsiona os verdadeiros líderes.

5. Preocupa-se mais em fazer promessas do que mantê-las: liderança não é sobre retórica, é sobre ações. Ela pode começar com uma visão, mas entregar de fato é que irá determinar seu sucesso como um líder.

6. Rotula as pessoas: pare de dizer às pessoas porque elas não podem fazer algo e lhes ensine como fazer. Líderes não colocam as pessoas em caixas. É sua obrigação libertá-los de rótulos. A verdadeira liderança é sobre ajudar as pessoas a chegar a lugares que não sabiam que poderiam ir.

7. Segue as regras em vez de quebrá-las: o status quo é o grande inimigo da liderança. Liderança significa compreender a necessidade de mudança, e em seguida, desenvolver a capacidade de entregá-la.

8. Tritura talentos em vez de retê-los: a verdadeira liderança serve como um ímã de talentos - não como um repelente. Se não pode adquirir talento, não pode desenvolvê-lo, ou não consegue retê-lo, você não é um líder.

9. Toma crédito em vez de dar crédito: a liderança não é encontrada na busca por holofotes, mas tentando colocar o holofote sobre os outros. Os melhores líderes só usam "eu" ao aceitar a responsabilidade por falhas. Da mesma forma, são rápidos ao usar "nós", quando se refere a sucessos.

10. Preocupa-se com o processo mais do que com pessoas: sem pessoas não há o que liderar. Quando você coloca as coisas acima das pessoas que lidera, falhou como líder.

Fonte: Época Negócios

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