terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Venda de Carros bate novo recorde


http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2012/01/venda-de-carros-seminovos5-300x213.jpg
A indústria automobilística bateu novo recorde de vendas no mercado brasileiro em 2011. O emplacamento de carros e comerciais leves somou 3,426 milhões de unidades, segundo fontes do setor.

O número representa crescimento de 2,9% sobre a marca anterior, registrada em 2010, quando foram vendidos 3,329 milhões de veículos. Foi o quinto recorde consecutivo de vendas registrado pelas montadoras no País.

Ainda assim, o resultado ficou abaixo das estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que projetava para as vendas internas do setor como um todo crescimento de 5% no começo de 2011 e revisou sua previsão para 3,3% em novembro último.

As projeções iniciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) para o ano apontavam crescimento de 4,2% nas vendas de automóveis e comerciais leves.

Apostas

As montadoras acreditavam que o pagamento do 13.º salário ajudaria a empurrar as vendas no fim do ano, assim como as medidas do governo que reduziram as exigências para financiamentos de longo prazo impostas em dezembro do ano passado, quando a intenção era frear o consumo.

Além disso, em meados de dezembro, passou a valer a elevação em 30 pontos porcentuais da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos importados.

As vendas de importados vinham apresentando forte crescimento desde o início do ano. O novo valor do imposto tem validade até o fim de 2012.

O desempenho de dezembro ficou 8,8% abaixo do alcançado em igual período de 2010. As vendas de carros e comerciais leves novos somaram 329,2 mil unidades no mês, ante 361,2 mil em dezembro do ano anterior. Já na comparação com novembro de 2010, o resultado foi um crescimento de 7,8%.

Ranking

A italiana Fiat segue na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves. A fabricante somou 754.276 unidades vendidas em 2010 (22% de participação).

A alemã Volkswagen ficou com a segunda maior fatia do mercado, com 698.404 unidades (20,4%), seguida pela americana General Motors, com 632.259 (18,4%).

A Ford manteve-se no quarto lugar, com 314.016 unidades vendidas (9,2%) e a Renault, em quinto, com 194.294 (5,7%).

Os números oficiais das vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, assim como o ranking das montadoras, serão divulgadas amanhã pela Fenabrave. / COLABOROU ALINE BRONZATI

Fonte: O Estado de S. Paulo, Por Marcelo Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário