domingo, 1 de janeiro de 2012

Na estante do gestor: novidades literárias da semana

Os principais lançamentos da semana e a resenha de um livro em destaque.

Crítica / Securitização


Livro reabilita operações financeiras supersofisticadas

DENYSE GODOY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como se já não fosse suficientemente feio por si, o termo securitização entrou em definitivo para o dicionário dos palavrões três anos atrás, quando sintetizou o emaranhado financeiro que deu origem, nos EUA, à grave crise mundial até agora infinda.

O conceito é de certa maneira novo -surgiu no início da década de 1980, por obra do corretor de valores mobiliários americano Lewis Ranieri. Mas já se realizavam operações do gênero na Itália desde o século 12.

Por exemplo, em Gênova, quando precisavam de recursos para estruturar uma nova frota naval, os gestores públicos transferiam para um grupo de investidores seus direitos sobre a arrecadação futura de impostos em troca da verba imediata.

Relatando essas histórias do lastro de realidade das operações, os economistas Cláudio Gonçalves dos Santos e Luiz Roberto Calado pretendem, no livro "Securitização", espanar do nome a infâmia para que a utilidade primeira do negócio volte a sobressair.

Missão com a qual, aliás, todos os membros do setor se mostram comprometidos, a julgar pelos vários depoimentos que introduzem a obra, assinados por atuais e ex-representantes de órgãos reguladores, da Bolsa, dos investidores, dos bancos. Não faltou ninguém.

No entanto, pela objetividade e pelo tom sóbrio -às vezes demais- do texto, tal consenso fica parecendo apenas natural.

Afinal, um dia, o batido prognóstico de esgotamento dos montantes disponíveis no sistema para o crédito imobiliário tem que se concretizar.

Também consequência do desenvolvimento da economia do país, vai aumentando o número de empresas que não conseguem captar pelas vias atualmente disponíveis todos os montantes de que necessitam para crescer.

DIVERSIFICAR

Do outro lado, com a queda da taxa básica de juros ao longo do tempo, investidores de todos os tamanhos buscarão outros instrumentos que lhes permitam diversificar suas aplicações e conseguir retornos melhores.

Na interseção desses interesses surge a curiosidade a respeito das transações mais sofisticadas.

Manual pedagógico que se propõe a ser, o livro menciona as turbulências de 2008, porém desvia de juízos e deixa que o leitor tire suas conclusões.

Trata de explicar didaticamente títulos e produtos -CDO, FDIC, FII, CRI-, complementando com as devidas passagens da legislação e comparando as práticas brasileiras com as existentes em outros lugares.

Deve, assim, virar referência tanto para o público leigo quanto para o especializado, pois os demais registros relevantes sobre o tema datam de antes das profundas transformações que, paradoxalmente, ora justificam o esforço de restabelecimento do papel da securitização.

SECURITIZAÇÃO - NOVOS RUMOS DO MERCADO FINANCEIRO
AUTORES Cláudio Gonçalves dos Santos e Luiz Roberto Calado
EDITORA Saint Paul
QUANTO R$ 74 (133 págs.)
AVALIAÇÃO Ótimo

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LANÇAMENTOS

#1- NACIONAIS

NEGÓCIOS
O X da Questão
Eike Batista
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 29,90 (160 págs.)

Com título que mantém a tradição da letra "x" no nome das empresas de Eike Batista
- símbolo de multiplicação -, o livro conta histórias do empresário no mundo dos negócios incluindo sucessos, erros e fracassos de sua trajetória. Com perfil de autoajuda empresarial, foi escrito em parceria com o jornalista Roberto D'Avila.

INVESTIMENTO
Investidor Anjo
Cassio A. Spina
EDITORA nVersos
QUANTO R$ 30 (176 págs.)

Como se tornar um investidor "anjo" e como buscar esse tipo de investimento é o foco do livro, que tem abordagem de um guia prático. O autor orienta o leitor, fornecendo os principais conceitos, traduzindo os jargões da indústria de investimento e guiando-o por cada etapa do processo do investimento "anjo".

GESTÃO
O Gerente e Seus Radares
Paulo Gurgel Valente
EDITORA LTC/Gen
QUANTO R$ 39 (204 págs.)

A obra aborda o gerenciamento de crises. Fazendo uma analogia com radares -que detectam objetos próximos por meio da emissão de ondas-, o autor apresenta aos gerentes outras formas de "radares" que o ajudam a entender onde a empresa está e a prever quais serão os próximos riscos e o próximo desafio.

CARREIRA
Você e o Futuro
Roberto Menna Barreto
EDITORA Summus
QUANTO R$ 45,90 (200 págs.)

O objetivo é mostrar ao leitor perspectivas para sua vida em um futuro que reserva mudanças e dar subsídios para geração de ideias criativas, seja no ambiente de trabalho ou na vida, que o ajudarão a obter sucesso em novos cenários. O autor adverte, no entanto, que as soluções e os ªinsightsº serão mérito somente do leitor.

ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Desempenho
Elaine D. Pulakos
EDITORA Gente
QUANTO R$ 34,90 (223 págs.)
TRADUÇÃO Sonia Augusto

O livro pretende mostrar os resultados que podem ser obtidos com uma gestão de desempenho correta Ðcomo o aumento da produtividade e a motivação dos funcionários para fazer o melhor possível na organizaçãoÐ e como uma forma errada de aplicar esse gerenciamento pode trazer malefícios.

MACROECONOMIA
A Crise da Economia Global
Andrea Fumagalli e Sandro Mezzadra (orgs.)
EDITORA Civilização Brasileira
QUANTO R$ 54,90 (364 págs.)

Os artigos tratam da crise do capitalismo global, que começou com o estouro da bolha imobiliária nos EUA e culminou na crise da dívida europeia, sobre os pilares de duas teses relativas à forma de acumulação do capital e à solução da crise, que passaria pelos desfechos dos conflitos cumulativos.


#2- INTERNACIONAIS

APPLE
All About Steve
Diversos autores
EDITORA Fortune
QUANTO R$ 10,79 (somente em e-book)

Uma compilação de artigos e entrevistas publicados durante 28 anos na revista "Forbes", referência no jornalismo econômico, sobre o cofundador da Apple Steve Jobs. O livro inclui a reportagem investigativa ªInside Appleº, de Adam Lashinsky's, que mostra a os bastidores da empresa.

MÍDIAS SOCIAIS
Who Cares Wins: Why Good Business is Better Business
David Jones
EDITORA Pearson
QUANTO R$ 24,99 (208 págs.)

O autor defende que no mundo de hoje, marcado pela presença das mídias sociais, a realidade é mais importante do que a imagem. Para Jones, executivos devem se preocupar mais com suas reais atitudes do que com aquilo que pregam ou dizem para criar uma imagem nas redes sociais.

por MARIA PAULA AUTRAN

Fonte: Folha de São Paulo

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