terça-feira, 25 de outubro de 2011

Veículo por habitante vai crescer 62%, planeja setor



Até 2020, setor espera atingir 250 unidades para cada 1.000 habitantes

Anfavea estima que indústrias vão investir US$ 21 bilhões até 2015 em ampliações e novas fábricas de carros

A indústria automotiva brasileira pretende aumentar em 62,3% a taxa de motorização até 2020. A intenção é passar dos atuais 154 para 250 veículos por 1.000 habitantes, de acordo com estimativa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Para isso, o setor planeja investimentos de US$ 21 bilhões até 2015 em ampliações e em novas fábricas. A produção anual, que neste ano foi projetada em 3,74 milhões de unidades, deve saltar para 6,3 milhões em dez anos.

Considerando o mesmo percentual e a renovação da frota, as montadoras poderão produzir ao menos 37 milhões de novos veículos no período. Ao final do período, o país poderá registrar uma frota de 69 milhões de veículos.

O aumento da produção considera o crescimento da economia previsto para 2011, estimado em 4% pelo setor, e outros fatores como a oferta de crédito e o aumento de renda da população.

Segundo a Anfavea, 60% das vendas de veículos são feitas por meio de operações de crédito.

Além disso, o crescimento está relacionado aos pacotes lançados pelo governo para incentivar a produção e evitar a demissão de trabalhadores. A última medida aumentou o IPI para carros importados a partir da segunda quinzena de dezembro.

De acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a taxa de motorização no Brasil cresceu 30% entre 1998 e 2008 baseada na popularização e no aumento do crédito.

No México, o crescimento verificado foi de 75% no mesmo período. Já a vizinha Argentina tem taxa de motorização maior que a do Brasil.

Para o presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, não há dúvidas de que o Brasil tem potencial para superar a taxa de motorização de países da Europa, como Portugal, atualmente com 495 veículos por 1.000 habitantes.

"O Brasil tem condições de atingir a relação de 500 veículos por 1.000 habitantes. O brasileiro gosta de carro, e o país ainda tem muito a crescer no setor", disse.

Para especialistas consultados pela Folha, a meta é ambiciosa.

"Parece mais um desejo do que algo que seja possível", diz Arthur Barrionuevo, professor e economista da FGV (Fundação Getulio Vargas).

"Não creio que, nem mesmo num prazo razoável de dois ou três anos, o nível de crédito possa se expandir a ponto de viabilizar um aumento substancial da demanda de veículos no Brasil", diz Júlio Manuel Pires, professor de economia da USP.

Com mais veículos nas ruas, a lógica é que o tráfego se torne cada vez mais complicado, principalmente nas grandes cidades. Porém, para a Anfavea, a culpa não pode ser atribuída somente à indústria automotiva.

Segundo a associação, a questão deve ser analisada e associada a outros fatores, como a qualidade do transporte coletivo, sua eficiência, o adensamento populacional e a condição da infraestrutura viária (ruas e avenidas).

CARGA PESADA

No começo do mês, Ghosn esteve no Brasil para anunciar R$ 3,1 bilhões na construção da primeira fábrica da Nissan no país e a ampliação da unidade da Renault em São José dos Pinhais (PR).

Em entrevista à Folha, o executivo criticou o preço do aço brasileiro, a falta de infraestrutura e a alta carga tributária. "A tributação é muito grande no Brasil. De 40% a 48% do que se paga num carro é tributo", disse.

"A gente compra aço coreano feito com minério brasileiro porque custa bem menos do que o aço brasileiro. Esse é um problema que temos de resolver porque nosso interesse é baixar o preço do carro no Brasil."

Expansão repete boom de 'milagre' e Plano Cruzado

A indústria automotiva brasileira já viveu dois momentos parecidos com o que se estima para 2020: o período do milagre econômico, entre 1968 e 1973, e o ano de 1986, que marcou a implantação do Plano Cruzado.

"Nesses dois momentos a economia esteve bastante aquecida, com expansão do crédito e com impactos bastante positivos sobre o setor automobilístico", disse Júlio Manuel Pires, professor de economia da USP.

Para ele, a partir de agora a oferta de crédito ficará restrita ao comportamento da inflação. "Não creio que esse mesmo ritmo de crescimento do crédito possa se manter sem comprometer a inflação dos preços."

Pires afirma que até 2020 seja mais provável o aumento da oferta de crédito para a área habitacional do que para a automobilística. "Considero mais positivo do ponto de vista social e para o desenvolvimento econômico", disse.

Mesmo assim, ele confirmou que a indústria automotiva brasileira se desenvolveu bastante nos últimos anos, voltada para o atendimento dos mercados interno e externo, principalmente para a América Latina.

"É um setor competitivo internacionalmente no que diz respeito a carros mais populares, mas ainda carece de investimentos para ganhar competitividade no segmento de carros sofisticados", disse.

Fonte: Folha de São Paulo por Venceslau Borlina Filho

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