CRÍTICA TECNOLOGIA
Livro diz que Google  controla silenciosamente a internet
Usuários 'pagam caro'  por dar informações sobre seus interesses, diz autor
CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO
O que palavras aparentemente desconexas como Disney, cachorro e amendoim têm em comum?
DE SÃO PAULO
O que palavras aparentemente desconexas como Disney, cachorro e amendoim têm em comum?
Para a maioria das pessoas, elas  não revelam muito, mas, se digitadas no Google, apontam que a interessada nos  temas é possivelmente uma mulher, mãe de filhos pequenos e que sofre de alergias  específicas.
Pode ser ainda que, a partir da identificação de seu perfil, a  internauta veja mais propagandas de produtos infantis, indicações imobiliárias  e, dali a alguns anos, até sugestões de escolas para adolescentes.
Não se  trata de pura adivinhação, mas da era em que informações aparentemente simples  viram material precioso para previsões de comportamentos.
É o que relata  Siva Vaidhyanathan, professor da Universidade da Virgínia em "A Googlelização de  Tudo".
Mestre em criar conexões invisíveis baseadas nos interesses dos  usuários pesquisados na ferramenta de busca, o Google é, na visão do professor,  a principal ameaça à privacidade de dados pessoais nos dias de hoje.
Isso  porque não esclarece que tudo o que se coloca na rede pode ser monitorado por  seus sistemas de identificação de navegação (os chamados cookies) nem informa  com precisão como os usuários podem configurar seus critérios de busca para  proteger suas informações.
A lógica perversa do Google, na avaliação de  Vaidhyanathan, está ainda em transmitir ao mundo que o acesso a seus serviços é  gratuito, enquanto o verdadeiro custo está na troca por detalhes da  personalidade de cada um.
São essas informações que renderão lucro à empresa,  com a venda de anúncios direcionados a perfis específicos de  usuários.
Dividida em seis capítulos, a primeira parte da narrativa se  concentra em mostrar o triunfo da aceitação da "googlelização" -presença cada  vez mais frequente do buscador em diversas áreas do conhecimento.
Indica  ainda a criação de uma geração superficial, que aceita ver o mundo por meio dos  resultados de buscas no Google em detrimento de conhecimentos  profundos.
Desliza, no entanto, ao considerar o buscador como o principal  vilão da internet, reduzindo a importância de outras ferramentas concorrentes e  das redes sociais, que hoje podem ser a maneira mais avançada para acumular  informações sobre os internautas.
Na segunda parte do livro, o autor  apresenta elementos políticos, filosóficos e até psicológicos pelos quais tenta  provar necessária a reação dos internautas às forças dominantes na rede.
O  livro é para quem quer conhecer os bastidores dessa potência da internet  mundial, mas não traz provas concretas -além do relato do autor- sobre se o  Google é bom, mau ou se é apenas esperto ao aproveitar o espírito de  "compartilhamento" dos internautas na rede.
É o início da análise sobre a  dinâmica do controle da informação virtual, mas está longe de ser uma resposta  definitiva para a questão.
A  GOOGLELIZAÇÃO DE TUDO
AUTOR Siva Vaidhyanathan
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 35,91 (272 págs.)
TRADUÇÃO Jeferson Luiz Camargo
AVALIAÇÃO Regular
AUTOR Siva Vaidhyanathan
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 35,91 (272 págs.)
TRADUÇÃO Jeferson Luiz Camargo
AVALIAÇÃO Regular
------------------------
LANÇAMENTOS
NACIONAIS
QUADRINHOS
A Cauda Longa em Quadrinhos
Chris Anderson
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 25 (72 págs.)
A Cauda Longa em Quadrinhos
Chris Anderson
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 25 (72 págs.)
O livro explica o  conceito da cauda longa de uma forma diferente: em quadrinhos. Com referências a  músicas, filmes e livros, o autor, que assumiu o comando da revista "Wired" em  2001, mostra de uma forma criativa como o futuro do comércio não é mais os  grandes "hits", mas produtos de nicho.
ADMINISTRAÇÃO
Pipeline de Desempenho
Stephen Drotter
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 69,90 (286 págs)
TRADUÇÃO Leonardo Abramovicz
Pipeline de Desempenho
Stephen Drotter
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 69,90 (286 págs)
TRADUÇÃO Leonardo Abramovicz
Para o autor, o erro dos líderes é atuar em níveis  hierárquicos errados, ou seja, produzir resultados que deveriam ser produzidos  por níveis inferiores. O objetivo é mostrar como o trabalho deve fluir em uma  empresa e como, em um ambiente incerto, os líderes podem obter  resultados.
AUTOAJUDA
Rico ou Pobre
Randy Gage
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 15,21 (112 págs.)
TRADUÇÃO Denise de C. Rocha Delela
Rico ou Pobre
Randy Gage
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 15,21 (112 págs.)
TRADUÇÃO Denise de C. Rocha Delela
A prosperidade é o  tema central do livro, que propõe que a maioria das pessoas não aceita ou não se  permite tornar-se prósperas. O autor questiona a ideia de pobreza como virtude e  diz que as pessoas foram "programadas" para ver o dinheiro como algo  ruim.
CIÊNCIAS  SOCIAIS
Desigualdades Regionais no Brasil
Alexandre Rands Barros
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 39,90 (368 págs.)
Desigualdades Regionais no Brasil
Alexandre Rands Barros
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 39,90 (368 págs.)
Uma análise das  desigualdades regionais do Brasil. Com uma perspectiva histórica, institucional,  estatística e teórica, explica o "atraso" do Nordeste em relação ao Centro-Sul.  A hipótese do autor é que as diferenças não diminuem com as forças do mercado ou  políticas de suporte a empresas.
CARREIRA
Click
George C. Fraser
EDITORA BestBusiness
QUANTO R$ 42,90 (304 págs.)
TRADUÇÃO Claudia Gerpe Duarte
Click
George C. Fraser
EDITORA BestBusiness
QUANTO R$ 42,90 (304 págs.)
TRADUÇÃO Claudia Gerpe Duarte
A importância de construir  seu "networking" -ou rede de relacionamentos, em português- é o assunto do  livro. O objetivo do autor é mostrar que os relacionamentos profissionais não  precisam ser frios e egoístas e ensinar ao leitor formas de criá-los com  envolvimento e confiança.
LIDERANÇA
Líderes de Verdade Não Usam PowerPoint
Christopher Witt, com Dale Fetherling
EDITORA BestBusiness
QUANTO R$ 34,90 (256 págs)
TRADUÇÃO Eduardo Rieche
Líderes de Verdade Não Usam PowerPoint
Christopher Witt, com Dale Fetherling
EDITORA BestBusiness
QUANTO R$ 34,90 (256 págs)
TRADUÇÃO Eduardo Rieche
O autor questiona o uso dos slides do PowerPoint para exibir dados  ao público em palestras e apresentações. Segundo ele, o líder deve acreditar em  sua capacidade de provocar a mudança, e não deixar esse trabalho para um  software.
INTERNACIONAIS
EMPRESAS
Inside Coca-Cola
Neville Isdell, com David Beasley
EDITORA St. Martin's Press
QUANTO US$ 25,99 ou US$ 12,99 (em e-book)
Inside Coca-Cola
Neville Isdell, com David Beasley
EDITORA St. Martin's Press
QUANTO US$ 25,99 ou US$ 12,99 (em e-book)
Escrito pelo ex-CEO da Coca-Cola, que atuou na empresa por mais  de 30 anos, saindo em 2009, o livro conta sua trajetória pessoal e profissional,  em que passou por países como Irlanda, Rússia, Índia e Turquia. Além de  histórias, traz lições e um olhar sobre empresas, sucesso e ética.
MERCADO
Financial Centres and International Capital Flows
Laure Quennouëlle-Corre e Youssef Cassis
EDITORA Oxford University Press
QUANTO US$ 110 (336 págs.)
Financial Centres and International Capital Flows
Laure Quennouëlle-Corre e Youssef Cassis
EDITORA Oxford University Press
QUANTO US$ 110 (336 págs.)
Explica o funcionamento dos centros financeiros nos séculos 19 e  20 e os fatores que os levaram ao sucesso ou ao fracasso. O livro tem  contribuições de estudiosos internacionais que examinam a direção de fluxos  internacionais de capitais, entre outros aspectos.
Fonte: Folha de São Paulo

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário