domingo, 30 de outubro de 2011

Na estante do gestor: novidades literárias da semana

Os principais lançamentos e a resenha de um livro em destaque.


CRÍTICA TECNOLOGIA

Livro diz que Google controla silenciosamente a internet


Usuários 'pagam caro' por dar informações sobre seus interesses, diz autor

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

O que palavras aparentemente desconexas como Disney, cachorro e amendoim têm em comum?

Para a maioria das pessoas, elas não revelam muito, mas, se digitadas no Google, apontam que a interessada nos temas é possivelmente uma mulher, mãe de filhos pequenos e que sofre de alergias específicas.

Pode ser ainda que, a partir da identificação de seu perfil, a internauta veja mais propagandas de produtos infantis, indicações imobiliárias e, dali a alguns anos, até sugestões de escolas para adolescentes.

Não se trata de pura adivinhação, mas da era em que informações aparentemente simples viram material precioso para previsões de comportamentos.

É o que relata Siva Vaidhyanathan, professor da Universidade da Virgínia em "A Googlelização de Tudo".

Mestre em criar conexões invisíveis baseadas nos interesses dos usuários pesquisados na ferramenta de busca, o Google é, na visão do professor, a principal ameaça à privacidade de dados pessoais nos dias de hoje.

Isso porque não esclarece que tudo o que se coloca na rede pode ser monitorado por seus sistemas de identificação de navegação (os chamados cookies) nem informa com precisão como os usuários podem configurar seus critérios de busca para proteger suas informações.

A lógica perversa do Google, na avaliação de Vaidhyanathan, está ainda em transmitir ao mundo que o acesso a seus serviços é gratuito, enquanto o verdadeiro custo está na troca por detalhes da personalidade de cada um.

São essas informações que renderão lucro à empresa, com a venda de anúncios direcionados a perfis específicos de usuários.

Dividida em seis capítulos, a primeira parte da narrativa se concentra em mostrar o triunfo da aceitação da "googlelização" -presença cada vez mais frequente do buscador em diversas áreas do conhecimento.

Indica ainda a criação de uma geração superficial, que aceita ver o mundo por meio dos resultados de buscas no Google em detrimento de conhecimentos profundos.

Desliza, no entanto, ao considerar o buscador como o principal vilão da internet, reduzindo a importância de outras ferramentas concorrentes e das redes sociais, que hoje podem ser a maneira mais avançada para acumular informações sobre os internautas.

Na segunda parte do livro, o autor apresenta elementos políticos, filosóficos e até psicológicos pelos quais tenta provar necessária a reação dos internautas às forças dominantes na rede.

O livro é para quem quer conhecer os bastidores dessa potência da internet mundial, mas não traz provas concretas -além do relato do autor- sobre se o Google é bom, mau ou se é apenas esperto ao aproveitar o espírito de "compartilhamento" dos internautas na rede.

É o início da análise sobre a dinâmica do controle da informação virtual, mas está longe de ser uma resposta definitiva para a questão.

A GOOGLELIZAÇÃO DE TUDO
AUTOR Siva Vaidhyanathan
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 35,91 (272 págs.)
TRADUÇÃO Jeferson Luiz Camargo
AVALIAÇÃO Regular

------------------------

LANÇAMENTOS
NACIONAIS

QUADRINHOS
A Cauda Longa em Quadrinhos
Chris Anderson
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 25 (72 págs.)

O livro explica o conceito da cauda longa de uma forma diferente: em quadrinhos. Com referências a músicas, filmes e livros, o autor, que assumiu o comando da revista "Wired" em 2001, mostra de uma forma criativa como o futuro do comércio não é mais os grandes "hits", mas produtos de nicho.

ADMINISTRAÇÃO
Pipeline de Desempenho
Stephen Drotter
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 69,90 (286 págs)
TRADUÇÃO Leonardo Abramovicz

Para o autor, o erro dos líderes é atuar em níveis hierárquicos errados, ou seja, produzir resultados que deveriam ser produzidos por níveis inferiores. O objetivo é mostrar como o trabalho deve fluir em uma empresa e como, em um ambiente incerto, os líderes podem obter resultados.

AUTOAJUDA
Rico ou Pobre
Randy Gage
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 15,21 (112 págs.)
TRADUÇÃO Denise de C. Rocha Delela

A prosperidade é o tema central do livro, que propõe que a maioria das pessoas não aceita ou não se permite tornar-se prósperas. O autor questiona a ideia de pobreza como virtude e diz que as pessoas foram "programadas" para ver o dinheiro como algo ruim.

CIÊNCIAS SOCIAIS
Desigualdades Regionais no Brasil
Alexandre Rands Barros
EDITORA Campus/Elsevier
QUANTO R$ 39,90 (368 págs.)

Uma análise das desigualdades regionais do Brasil. Com uma perspectiva histórica, institucional, estatística e teórica, explica o "atraso" do Nordeste em relação ao Centro-Sul. A hipótese do autor é que as diferenças não diminuem com as forças do mercado ou políticas de suporte a empresas.

CARREIRA
Click
George C. Fraser
EDITORA BestBusiness
QUANTO R$ 42,90 (304 págs.)
TRADUÇÃO Claudia Gerpe Duarte

A importância de construir seu "networking" -ou rede de relacionamentos, em português- é o assunto do livro. O objetivo do autor é mostrar que os relacionamentos profissionais não precisam ser frios e egoístas e ensinar ao leitor formas de criá-los com envolvimento e confiança.

LIDERANÇA
Líderes de Verdade Não Usam PowerPoint
Christopher Witt, com Dale Fetherling
EDITORA BestBusiness
QUANTO R$ 34,90 (256 págs)
TRADUÇÃO Eduardo Rieche

O autor questiona o uso dos slides do PowerPoint para exibir dados ao público em palestras e apresentações. Segundo ele, o líder deve acreditar em sua capacidade de provocar a mudança, e não deixar esse trabalho para um software.


INTERNACIONAIS

EMPRESAS
Inside Coca-Cola
Neville Isdell, com David Beasley
EDITORA St. Martin's Press
QUANTO US$ 25,99 ou US$ 12,99 (em e-book)

Escrito pelo ex-CEO da Coca-Cola, que atuou na empresa por mais de 30 anos, saindo em 2009, o livro conta sua trajetória pessoal e profissional, em que passou por países como Irlanda, Rússia, Índia e Turquia. Além de histórias, traz lições e um olhar sobre empresas, sucesso e ética.

MERCADO
Financial Centres and International Capital Flows
Laure Quennouëlle-Corre e Youssef Cassis
EDITORA Oxford University Press
QUANTO US$ 110 (336 págs.)

Explica o funcionamento dos centros financeiros nos séculos 19 e 20 e os fatores que os levaram ao sucesso ou ao fracasso. O livro tem contribuições de estudiosos internacionais que examinam a direção de fluxos internacionais de capitais, entre outros aspectos.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário