segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O mundo aceitará o carro elétrico?

O problema das emissões de poluentes e a certa queda dos estoques de combustíveis de origem fóssil obrigou a indústria automotiva mundial a sair em busca de alternativas eficientes para mover os veículos, um exemplo disso foi o desenvolvimento do sistema de propulsão a partir da eletricidade. Entretanto, fica a pergunta: até que ponto o mundo aceitará essa tecnologia?

A julgar pelo resultado de uma pesquisa sobre eletromobilidade realizada pela TÜV Rheinland, um dos maiores grupos certificadores mundiais, o consumidor estará disposto a migrar para o sistema. De acordo com o levantamento, 92% dos indianos, 88% dos chineses e 85% dos italianos afirmaram que estão dispostos a comprar um carro elétrico nos próximos cinco anos. A disposição é um pouco menor entre os alemães (57%) e os norte-americanos.

"Pela primeira vez, os condutores de automóveis em todo o mundo foram entrevistados sobre o tema de carros elétricos. Os resultados são tão surpreendentes quanto sensacionais. Praticamente todos os motoristas indianos e chineses têm a intenção de optar por um carro elétrico nos próximos cinco anos. Isto vai mudar completamente as condições de mercado", explica o Dr. Thomas Aubel, vice-presidente executivo de mobilidade da TÜV Rheinland.

Os organizadores do estudo entrevistaram condutores de automóveis de 12 mercados-chave ao redor do mundo : China, Dinamarca, Alemanha, França, Índia, Israel, Itália, Japão, Portugal, Espanha, Reino Unido e EUA.

Os especialistas identificaram que os entrevistados na Alemanha, França e os EUA preferem comprar um carro elétrico como um segundo carro, nos próximos cinco anos, enquanto, nos outros nove países, a tendência é comprá-lo como carro principal.

Preferência

A montadora Toyota liderou a lista de marcas que de acordo com o consumidor estão mais próximas da eletromobilidade. A fabricante japonesa ficou com 34%, seguida pela Honda (17,2%), Volkswagen (15,9%) e Nissan (14,6%).

A empresa pesquisadora também descobriu que a maioria global defende uma ajuda governamental inicial para apoiar a introdução aos carros elétricos. A opção mais popular de ajuda foi o desconto sobre o preço de compra. Desenvolvimento de subsídios para fabricantes de automóveis e créditos fiscais foram menos populares.

Os alemães, franceses e chineses citaram a oferta limitada de veículos elétricos como o principal aspecto que os impedem de comprar um. Para os japoneses, americanos, dinamarqueses, portugueses, israelenses, espanhóis e italianos, o preço de compra elevado é o maior obstáculo. Os britânicos e os indianos criticam a limitada disponibilidade de estações de carregamento.

Fonte: Webtranspo

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