terça-feira, 19 de julho de 2011

Ford oferece test-drive a cegos


Pessoas cegas ou com grave deficiência visual podem voltar a dirigir graças a um programa oferecido pelo Centro de Desenvolvimento da Ford em Merkenich, na Alemanha. A iniciativa da montadora objetiva obter informações para que os portadores deste tipo de limitação possam ter uma compreensão e uma confiança maior na utilização dos veículos, como passageiros ou pedestres.

O programa conta com um grupo de 30 pessoas cegas ou com a visão muito limitada que se reuniram em uma pista de teste da marca. Durante a pesquisa, os participantes puderam dirigir um carro, com o auxílio de um instrutor, e alcançar a velocidade de até 120 quilômetros por hora.

Wolfgang Schneider, vice-presidente de assuntos legais, governamentais e ambientais da Ford Europa, ressaltou a importância do programa. "No meio do trânsito, as pessoas com deficiência visual se orientam pelos sons e é fácil confundirem o tamanho e a velocidade dos carros. Queremos ajudar a resolver esses problemas, trazendo esclarecimento e confiança para a sua mobilidade. Essa sensibilidade também pode contribuir no desenvolvimento de veículos cada vez mais amigáveis para os portadores de deficiência", explicou.

Segundo os instrutores do teste, o desempenho dos participantes foi surpreendente, melhor até que, em alguns casos, aos de aprendizes com visão normal. Novas tecnologias como sistemas de segurança com câmeras, radares e comunicação entre veículos permitem que Schneider vislumbre a possibilidade de um dia as pessoas com problemas de visão possam voltar a dirigir. "A tecnologia está progredindo tão rápido que eles talvez possam experimentar uma grande liberdade na direção dentro de 15 ou 20 anos", destacou.

Lushe Grabanica, de 28 anos, que se inscreveu no evento por meio do Facebook, revelou qual foi a sensação de conduzir um automóvel. "Dirigir um carro significa liberdade. Normalmente, eu sento no banco do passageiro, o que também é uma experiência agradável. Mas dirigir o carro é muito melhor. Depois deste evento, minha confiança nos motoristas aumentou", detalhou.

Fonte: Webtranspo

Nenhum comentário:

Postar um comentário